Essa tal felicidade!

Recentemente a Você S/A divulgou o resultado das 150 melhores empresas para trabalhar, você sabe qual é o IFT – índice de Felicidade no Trabalho da campeã Transpes – empresa mineira de logística? 89,6%, este é um resultado bem alto! Este índice é composto por 100% referente à qualidade do ambiente + 65,3% à Gestão de Pessoas. Ela recebeu a nota máxima em todas as categorias do IQAT – Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho, este é um feito inédito em 20 anos desta pesquisa.

Os quesitos do bloco Qualidade do Ambiente abordam assuntos como: identidade, satisfação e motivação, aprendizado e desenvolvimento e por último e não menos importante Liderança. Isto significa dizer que todos os colaboradores sentem-se satisfeitos, identificados com os objetivos da empresa, reconhecidos por ela, sentem que há espaço para o aprendizado e desenvolvimento e consideram a liderança coerente, justa e aberta para ouvir e apoiá-los. E preciso querer algo mais ??? Eu diria que é quase que alcançar a felicidade plena.

Antes de tudo vale questionar o que é a tão falada felicidade! Ah, isto sim é bastante subjetivo. Na Grécia antiga Epicuro disse que ela é composta pelo tripé: “Ser livre, ter amigos e ter tempo para filosofar”. Eu nem o conheci e já gosto dele! Ele sim foi um homem sábio e bem a frente de seu tempo, tanto que é considerado um dos precursores do pensamento anarquista!

O conceito de felicidade pode ser muito distinto para as pessoas, para uns pode estar baseado na relação de consumo se pensarmos na sociedade moderna e, pode estar relacionado mais ao “ser” do que ao “ter” para outros. O fato é que estudos comprovam que a felicidade é um imperativo categórico; todos buscam por ela. Ora, se o ser humano têm 3 necessidades básicas: ser amado, ser reconhecido e ter o direito de errar…, eu arrisco dizer que ter estas 3 necessidades atendidas é SER FELIZ.

Bem, estamos falando da felicidade, mas em qual âmbito? Pessoal, profissional, emocional, espiritual e… o que mais você quiser acrescentar. Você acredita mesmo que é possível ser uma pessoa no trabalho e outra no âmbito pessoal, outra ainda no âmbito familiar, com os amigos, etc e tal? No passado as organizações diziam: “Deixe seus problemas lá fora, aqui dentro você é um profissional”.

Hoje cada vez mais, esta crença vem mudando, as empresas passaram a ver o indivíduo com um ser único, Uno; vendo-o de forma holística; como um todo e nesse processo as empresas passaram a refletir: “Bem, se não é possível que ele deixe seus problemas lá fora e tenha outra postura aqui dentro, então será necessário que eu cuide dele ou pelos menos dar condições para que ele cuide de si mesmo de forma ampla, garantindo as condições básicas como: saúde, segurança, remuneração justa e motivando-o através do reconhecimento e desenvolvimento de seu potencial, proporcionado o seu crescimento e em conjunto o da organização”.

Alguns autores afirmam que a felicidade independe do ambiente externo, que ela é intrínseca ao sujeito, que a felicidade leva ao sucesso e não o sucesso leva à felicidade, que pessoas felizes são bem mais resolvidas, são realizadoras, transformam o ambiente por onde passam e as pessoas ao seu redor.

Bem, uma coisa é certa, a Felicidade é o bem mais desejado pelas pessoas e pelas organizações.

Escolher o local, a empresa com a qual você se identifica e você vê significado para sua vida já é um grande passo para esta conquista. A empresa irá investir para que você se sinta feliz lá e, consequentemente, nos demais âmbitos de sua vida. Agora, se você já se considera uma pessoa FELIZ, então você é uma pessoa especial, diferenciada. Com certeza tanto a empresa como as pessoas à sua volta torcerão para que você continue assim e todos serão contaminados por ESTA TAL FELICIDADE!!

Ana Vasconcelos
Coach de Vida e Carreira, Psicóloga, Orientadora Vocacional e Consultora de RH

1 Comentário


  1. Be sure – Do not panic! In most situations, deleted files can recreate – even if you have cleared the trash or did not used the trash when deleting files.
    For successful recovery lost data very important implement some actions. Do not be discouraged – for this, it is not necessary to be an expert in the field of information technology, you also do not need to pay hundreds of dollars to a specialist professional for restoration of your information.
    [url=http://bestdatarecovery.info/let-us-find-out-how-to-recover-data-from-hard-disk]how to recover data from hard disk[/url]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *