Dicas de como ser feliz no trabalho

Como ser feliz no trabalho é uma das perguntas que vem enchendo os sites da internet, blogs e redes sociais de pessoas que desejam se sentir bem no trabalho, muita se sentem insatisfeitas com o seu ambiente e querem melhorar, mas como fazer, como ser feliz no trabalho.

O trabalho vem sendo considerado cada vez mais como apenas um mal necessário para obter o sustento. Pessoas que às vezes não se veem fazendo certo tipo de função, mas que estão ali apenas para conseguir pagar as contas e se manter.

Acordamos cedo, saímos de casa atrasados, engolimos o café no caminho para o trabalho e já chegamos estressados devido ao trânsito que enfrentamos para o trabalho, passamos o dia todo trabalhando e pensando como seria bom chegar em casa e descansar e, novamente pensamos como será duro o próximo dia.

Essa insatisfação muita vezes não é nem devido ao tipo de trabalho, pois muitas vezes amamos o que fazemos. Esse desagrado pode ser devido alguns aspectos que nos chateiam como uma convivência com colegas de trabalho, o chefe que nos aborrece e assim é criado um ambiente desagradável.

Como ser feliz no trabalho

Para você trabalhar motivado e feliz com seu trabalho é necessário que você goste daquilo que você faz e que se sinta realizado com seus planos e objetivos alcançados. É preciso que você se sinta parte da engrenagem do trabalho e acredite em você.

  • Se apaixone por seu trabalho: Para ser feliz e realizado é preciso que você goste do que você faz, é preciso que você tenha satisfação com cada resultado seu. Se hoje você se encontra em uma posição não almejada encare isto como uma meta, um objetivo, um sonho a ser realizado.
  • Defina o seus objetivos: Quais são seus objetivos, ser chefe? É necessário que você trace aonde você está e aonde você quer chegar e qual o seu trajeto, por onde você tem que passar, o que você tem que alcançar para você chegar aonde almeja.
  • Saiba lidar com conflitos: Para você ter êxito e felicidade no trabalho você precisa ter um bom clima com seus colegas. Não se ache autossuficiente, você precisa deles.
  • Invista em sua carreira: Os seus objetivos e o seus planos precisam estar ligados a sua carreira e ao seu sucesso profissional e para você chegar onde almeja é preciso que você invista em você com cursos e palestras que irão fortalecer o seu currículo.
  • Seja uma pessoa cativante: Ser uma pessoa cativante não é estar o tempo todo fazendo brincadeirinhas nem fingir estar bem o tempo todo, ser cativante é fazer com que as pessoas sintam bem quando estiver com você, que as pessoas vejam em você uma pessoa com quem elas possam contar. Não fique de conversinha na empresa, não fale mal do seu chefe, essas pequenas coisas o ajudaram a manter o foco e buscar maior satisfação no trabalho.
  • Seja otimista: Construa bons relacionamentos, pense que hoje será melhor que ontem, resolva os problemas de imediato, ajude s,eu colega, se ele não está conseguindo resolver algum problema, o incentive a ter uma visão otimista.

É importante que no seu ambiente de trabalho você seja uma pessoa diferente, alegre, espontânea e divertida. Isso cativará a outras pessoas a serem também assim.

Elogie as pessoas a sua volta, esses pequenos gestos farão de você uma pessoa mais leve e mais feliz.

Abraços,

Ana Vasconcelos
Coach de Vida e Carreira, Psicóloga, Orientadora Vocacional e Consultora de RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *