Como ser líder no trabalho e conquistar sua equipe

Para ser um bom líder, respeitado e admirado pelas pessoas é preciso ir além do simples fato de adquirir bons resultados para a empresa. No cenário que se encontra o ambiente de trabalho hoje é preciso ter boas estratégias de relacionamento com a sua equipe. Mas como ser um líder no trabalho e conquistar sua equipe?                       

A estratégia de bom relacionamento fará com que sua equipe lhe admire e lhe respeite. Ser um líder que coloca a mão na massa e realiza projetos vai além de ser um líder que dá exemplos de como deve ser feito, mas na prática é apenas autoritário.

Várias são as características que um bom líder deve apresentar como empatia, determinação e confiança. Um bom líder sabe o que está fazendo e demonstra para sua equipe que sabe o que faz. A liderança precisa deixar claro que sua equipe tem um papel fundamental na empresa.

Liderar pessoas é um grande desafio, é necessário ter competências específicas, além de ter uma postura que seja não apenas de resultado, mas também de bom relacionamento com a equipe. Geralmente, é esperado de um chefe: autoridade, posição e centralização de poder , mas de um líder se espera humildade.

Uma equipe desmotivada e sem um líder competente trabalha com baixa produtividade e qualidade insuficiente. O líder deve se atentar para características que a sua equipe demonstra, incentivar e reconhecer as conquistas diariamente.

Como ser líder e conquistar sua equipe

Esses dois aspectos devem andar juntos como ser líder e conquistar sua equipe. Um não consegue andar sem o outro. Um depende do outro para o alcance dos resultados e conquista do sucesso.

  • Visão – líderes de sucesso sabem por onde a empresa caminha e aonde quer chegar, quais são os objetivos e foco e como deverá evoluir. Estabeleça para sua equipe o propósito de suas ações, quais as finalidades de cada tarefa. Apresente à sua equipe os objetivos a serem alcançados como fazer isso e os prazos.
  • Resiliência é a capacidade de lidar com os contratempos e superá-los em meio às dificuldades e aos obstáculos que surgem. Essa habilidade é imprescindível na rotina de uma empresa. Pois em todo ambiente de trabalho existe uma rotina pesada com crises e transformações. Esteja preparado para lidar com esses imprevistos e treine sua equipe para também lidar com esses problemas.
  • Gerencie coisas e lidere pessoas, gerenciar tem haver com metas, recursos, processos, orçamentos e resultados, liderança tem haver com respeito às pessoas. Você não esta ali para controlar as pessoas como se fossem coisas, crie ideais de relacionamento com transparência e confiança.
  • Seja exemplo, deixe suas atitudes falarem mais alto que suas palavras, demonstre comportamentos adequados dentro da empresa e também fora dela. Você é exemplo para sua equipe.
  • Incentive ao invés de criticar, a sua equipe sabe a diferença entre um incentivo e uma crítica, se algo deu errado incentive para que eles possam fazer melhor.

Relacionamento, líderes de sucesso são pessoas que tem habilidade para relacionar-se bem com os outros, essa habilidade vai além da capacidade simples de se comunicar facilmente com as pessoas, é preciso ser um líder não apenas de referência, mas alguém no qual os funcionários possam sempre contar, esteja sempre incentivando a sua equipe.

Ser líder no trabalho para conquistar sua equipe está além das cobranças.

Como essas dicas você conseguirá a confiança e o respeito de sua equipe, pois eles entenderão que o seu líder é muito mais do que apenas alguém que os gerenciam, mas sim uma pessoa que eles possam contar nas ações e resolução dos problemas da empresa.

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Ana Vasconcelos
Coach de Vida e Carreira, Psicóloga, Orientadora Vocacional e Consultora de RH

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