Como saber sua vocação para o trabalho?

Antes de começar em qualquer trabalho é preciso avaliar alguns gostos pessoais. É preciso se entender e saber do que você gosta. Antes de começar é preciso se perguntar: Tenho vocação para esse trabalho?

Essa pergunta deveria ser feita antes de entrar em qualquer trabalho, pois é muito comum a insatisfação das pessoas frente ao seu trabalho, essa insatisfação poderá ser evitada se você se conhecer e souber o que você gosta e do que você não gosta.

Evitar essa insatisfação seria a melhor forma de evitar futuros problemas, mas nem sempre é o que acontece. As pessoas descobrem a sua falta de vocação para o trabalho muita das vezes só quando já estão na empresa.

Se conhecer para saber o que você gosta e o que você não gosta é instrumento fundamental para entender sua determinada vocação para tal trabalho.

Mas se você já está em uma empresa e não se sente satisfeito com seu trabalho, não se sente motivado nem útil na empresa é preciso que você ache a sua vocação frente a suas características.

Como saber sua vocação para o trabalho?

Para saber se você tem vocação para determinado trabalho, se você possui características de liderança, se você consegue trabalhar sob pressão, se você gosta de cálculos, administração ou se você prefere trabalhar no seu espaço e no seu tempo. É preciso se conhecer e saber se você se encaixa no perfil da empresa.

  • Autoconhecimento: Saiba seus pontos fortes e fracos, saiba o que você precisa melhorar tanto no âmbito profissional como pessoal, escreva suas qualidades e tenha uma visão clara naquilo que você quer desenvolver ao longo da sua carreira.
  • O que você gosta? Separe um tempo e uma folha e escreva as coisas que você gosta de fazer, tais como: ficar sentado em frente ao computador, mexer com animais, se gosta de se relacionar com pessoas, escreva nesse papel coisas que você goste.
  • O que você não gosta? É preciso saber o seus limites saber as coisas que te aborrecem e que irão te deixar numa posição desconfortável para não precisar passar por elas.
  • Objetivos profissionais: Quais são seus objetivos profissionais, aonde você quer chegar, onde você está e qual percurso pra você chegar lá. Defina suas metas e trabalho para alcançá-los.
  • Confiança: A confiança em si mesmo não significa arrogância, significa clareza das suas capacidades e e de seus objetivos, convicção daquilo no que se é bom e dos seus valores. É preciso ter confiança para exercer qualquer tipo de trabalho.

Como perceber sua insatisfação com o trabalho?

Para você que se vê desmotivado e sem saber o que fazer, pois não se sente bem no seu ambiente de trabalho, é preciso decifrar algumas características e ver se você está insatisfeito com o seu trabalho por não ser sua vocação ou se é apenas cansaço devido à rotina e ambiente de stress. Veja como perceber sua insatisfação com o trabalho. Você se sente assim ?

  • Não vê a hora de ir embora do trabalho;
  • Seu desempenho é baixo;
  • Não se relaciona com seus colegas;
  • Não se sente motivado;
  • Não vê seu futuro na empresa.
  • Realiza o trabalho apenas por questões financeiras.

Lembre-se e leve a sério essas dicas, que podem eliminar inúmeras anos de frustrações em sua vida. E, para você que está em um trabalho que não se sente bem, ainda há tempo. Se qualifique na área que você goste, faça aquilo que você goste.

Quer saber mais dicas de como saber sua vocação no trabalho? Clique aqui e descubra as 5 dicas para ter um excelente plano de carreira.

Abraços,

Ana Vasconcelos
Coach de Vida e Carreira, Psicóloga, Orientadora Vocacional e Consultora de RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *