Como desenvolver a auto motivação

Muitas pessoas se perguntam como se desenvolver profissionalmente e as mesmas se questionam sobre como se manter auto motivadas. E como isso é possível durante todo o trabalho, como é possível desenvolver auto motivação?

No mundo em que vivemos é tão comum encontrarmos pessoas desmotivadas e vivendo em seus trabalhos apenas por viver sem vontade nenhuma de estar ali. Vivem apenas pelas obrigações de casa, pagar suas contas, apenas pelo aspecto financeiro que o trabalho lhes proporciona.  A falta de motivação no emprego tem se tornado uma das coisas mais comuns hoje em dia no cenário do mundo capitalista.

Parece algo tão simples e tão fácil estar bem consigo mesmo e motivar outras pessoas, mas não é bem assim, a auto motivação deve partir de dentro pra fora, um interesse seu para que você se dê bem com outras pessoas e com o seu ambiente.

A vida é assim um grande desafio, convivemos diariamente com vários problemas que precisamos todos os dias enfrentar e nesse contexto muitos desistem, e a vida tem lá os seus altos e baixos da motivação é como um ciclo contínuo em que devemos estar motivados por um longo período de tempo e se cairmos devemos levantar e dar a volta por cima.

Na prática todos sabemos que é uma coisa difícil de ser alcançada, apesar das boas intenções das pessoas é difícil ficar todo o tempo motivado, algumas empresas lançam programa de motivação para o seus funcionários. No intuito de que ele se sinta bem com o seu ambiente de trabalho e que incentivem seus colegas a também se sentirem bem.

Na teoria essa automotivação funciona muito bem, mas a automotivação é algo que vem de dentro, não existe um guia, ou manual com este poder, existem algumas pessoas, livros, programas que podem inspirá-lo a começar entrar em ação, mas só você pode dar o primeiro passo.

O que me surpreende são sempre as pessoas esperarem algo para fazê-las entrar em ação em vez de elas mesmas irem atrás e procurarem dentro de si algo que as estimule. Por isso é importante que você não espere, se mobilize, aja para alcançar os seus objetivos e se sentir bem com você mesmo e com as pessoas a sua volta.

Alguns passos importantes para você conseguir sair da sua rotina estressante e ir em busca da sua automotivação, veja:

Como desenvolver a auto motivação

Para você se manter auto motivado todos os dias é necessário que você se conheça, conheça suas falhas, conheça seus erros e que não se ache a pior pessoa do mundo por isso. Se você não alcançar uma meta durante o seu dia não fique triste com isso pense que amanhã você vai conseguir.

Não desistir é a maior automotivação que você pode ter consigo mesmo, não desista de você, não desista dos seus sonhos, não desista dos seus planos e metas pessoais e profissionais.

  • Seja positivo não existe mais nada para sua auto motivação do que manter a mente positivada. A sua mente direciona pensamentos bons para o seus fazer do dia. Então pense positivo para assim você conseguirá vencer os desafios do seu dia.
  • Fale de forma positiva não diga que dia horrível ou as coisas estão muito difíceis ou qualquer outra coisa negativa, diga coisas positivas como: “Hoje irei conseguir mais do que ontem”.
  • Conheça a si mesmo quando você se conhece é mais fácil entender o que te motiva e também o que não te motiva. O autoconhecimento faz parte de um importante passo para sua motivação.
  • Tenha um sonho o seu sonho te impulsionará na busca da sua realização. Se empenhe para concretizá-los, colocá-los em prática.
  • Crie metas diárias para o seu trabalho, para sua vida pessoal, para o seu dia-a-dia. E se você não as cumprir no prazo, pense e liste o tanto de coisas que você fez durante o dia para ver que o seu dia foi produtivo e o que você conseguiu realizar.
  • Deixa de lado o passado, é importante que você deixe os problemas que ocorreram no passado, não leve bagagem a mais que não seja necessária, faça diferente.
  • Se recompense, para ajudar você na caminhada dessa automotivação é necessário que você crie recompensas para você. Elas não precisam ser grandes, podem ser simples e pequenas como assistir um filme, um jantar especial com você ou com amigo no final de cada semana ou cada dia trabalhoso. Se recompense com chocolate ou assistindo e ouvindo uma música,essas recompensas ajudaram você na sua caminhada como incentivos.

Esteja bem consigo mesmo, esse é o papel principal para uma boa motivação, e não desistir também é muito importante para uma pessoa que quer crescer e também incentivar outras pessoas ao seu lado a crescerem junto com elas.

Quer saber mais dicas de como se manter motivado? Leia também clicando aqui sobre como ser feliz no seu trabalho.

Abraços,

Ana Vasconcelos
Coach de Vida e Carreira, Psicóloga, Orientadora Vocacional e Consultora de RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *